Cenários e Situações de Trabalho Remoto – fiandeira tecnologia

O momento é de promoção do trabalho remoto. Grande parte dos negócios sobreviverão com esta “nova” forma de trabalho, ou até mesmo sua oficialização. Seus colaboradores precisam ter os meios e ferramentas adequadas para aprimorar sua produtividade e reduzir os riscos à segurança de dados e de redes. Grande parte das empresas já montaram planos de contingenciamento para este período de crise que pode perdurar entre 2 meses (assim esperamos e torcemos) a 6 meses.  Portanto, não iremos listar todos os riscos e necessidades que sua empresa deve atentar. Acreditamos que estes seus grupos de trabalho, de gerenciamento de crises, já devem ter pontuado todos eles que devem ter considerado a cultura empresarial, dos processos e ferramentas já existentes. Adequações e novas tecnologias de suporte também já devem estar mapeadas por sua empresa.

Então vamos listar abaixo algumas situações e cenários nos quais nossas soluções podem ajudar sua empresa a alavancar este plano de crise e promover o trabalho remoto. Estamos trabalhando com margens reduzidas e negociadas com os fabricantes que representamos com exclusividade no Brasil. E boa parte das soluções pode ser disponibilizada de forma remota sem necessidade de intervenção de nossos técnicos de forma presencial.

– O armazenamento, manuseio, envio e recebimento de informações sensíveis (informações pessoais, informações financeiras, propriedade intelectual, planos estratégicos, etc) devem ser gerenciados e protegidos por tecnologia de criptografia transparente (sem impacto no fluxo de trabalho do usuário) em trânsito, em uso e em descanso tanto nos endpoints quanto nos locais de armazenamento dos arquivos. A proteção deve ser persistente, ou seja, acompanha os dados protegidos em novas ações dos usuários como gerar novos arquivos, renomeá-los, novos formatos, ações de copy/paste, salvar em outros dispositivos de armazenamentos (HDs externos, Pendrives), etc.

– Utilizar uma solução que permita os usuários a compartilharem e colaborar arquivos sem a necessidade de duplicar e sincronizar com serviços externos como Google Drive, iCloud, Dropbox, Box, We Transfer (usualmente serviços pessoais dos seus colaboradores). U seja prover funcionalidades de nuvem para seus usuários mantendo os arquivos em seus locais de origem, sem qualquer movimentação, cópia e duplicação dos mesmos.

– Permitir aos seus colaboradores o acesso a qualquer ambiente de armazenamento de dados de sua empresa (file server, NAS, SAN, etc), de forma simples, com controle e gerenciamento, bem como permitir o compartilhamento e colaboração dos mesmos sem necessidade de copiar, duplicar e sincronizar com qualquer solução de EFSS.

– Permitir o acesso de seus colaboradores a aplicações e desktops virtualizados através da Wan/Internet utilizando o browser. Esta solução pode permitir que áreas críticas de suas empresas possam acessar numa única interface todos os sistemas baseados em plataformas Windows. Linux e Unix. Áreas como Engenharia, Automação, Supervisória, etc, podem acessar os sistemas de controle supervisórios (como o Scada) com toda capacidade gráfica.

– Implantar o DLP endpoint é custoso demais e complicado de gerenciar através de regras. Então uma solução de segurança simples de implantar, com modelo protetivo de “confiança Zero” pode garantir que apenas usuários autorizados, com seus dispositivos autorizados podem manusear arquivos específicos, criando perímetros virtuais necessários para ambientes além dos firewalls das empresas. Adicionalmente,

– Evitar o vazamento de informações corporativas, problemas com os “insiders”, shadow IT (uso de aplicações não recomendadas instaladas nos dispositivos dos usuários que manuseiam arquivos com informações sensíveis) e permitir que os usuários apenas acessem as informações necessárias para o desenvolvimento de suas atividades.

– Controle e Gerenciamento para fins como auditoria devem ser mantidos sobre todas as ações dos usuários em relação ao uso dos dados da empresa presentes em arquivos (não estruturados)

Consulte-nos pelo email  [email protected]