Resolvendo as Limitações do Office365/OneDrive/Sharepoint para o Trabalho Remoto

As equipes de TI das empresas, da sua empresa, esforçaram-se para disponibilizar acessos aos sistemas, aplicações e dados para que os colaboradores possam desempenhar as suas atividades com o menor impacto possível e manterem suas empresas operacionais. Não vamos falar aqui sobre a pandemia sob a ótica de saúde pública.

Muitas ações complementares estão sendo tomadas por estas equipes, implantações em “pleno vôo” e novas demandas que o trabalho remoto exige e que apenas agora são detectadas. Boa parte das empresas disponibilizou as soluções da Microsoft Offfice365/Sharepoint/OneDrive e Teams para seus colaboradores. Algumas dificuldades/problemas têm surgido em relação ao Compartilhamento e Colaboração de Arquivos, essencial para o Trabalho Remoto.

Por exemplo, algumas limitações para o ambiente Office365/OneDrive:

• Necessidades de upload de arquivos para o serviço
• Limitações de armazenamento para apenas subsets de arquivos
• Limitações para trato com arquivos de tamanhos grandes e bibliotecas
• Incapacidade de permitir apenas a visualização do arquivo e não de download
• Aumento da Superfície de Ataques em razão da duplicação e sincronização de arquivos entre o serviço externo e a base de dados.

Para o ambiente Sharepoint:
Caso o propósito inicial do uso do Sharepoint é criar sites intranet para compartilhar informações corporativas incluindo documentos e vídeos dentro da rede da empresa, é uma ótima pedida e usualmente faz parte da assinatura Office365. Entretanto o Sharepoint apresenta dificuldades grandes quando a empresa necessita realizar as ações de compartilhamento de informações para além de sua rede corporativa. Usualmente necessita de conhecimentos especializados ou especialistas para construir os sites para garantir os requisitos necessários de segurança e acesso.

Exemplos de casos de uso impactados:
• Empresas que operam sob forte requerimentos de conformidade, necessidade de residência de dados e outras regulamentações;
• Equipes que precisam colaborar regularmente com agentes/empresas externas ou localidades que não fazem parte de sua rede Office365 ou até mesmo departamentos que necessitam deixar seus dados armazenados internamente;
• Empresas que tratam/trabalham com arquivos grandes de mídia. Isto inclui qualquer negócio ou departamentos de Marketing, Comunicação e Propaganda. Empresas que trabalham com produções de vídeos, TVs, produtores de conteúdo e broadcasters de internet;
• Engenharia, Arquitetura, Construção, Manufatura que utilizam e colaboram com aplicações de uso intensivo de dados e gráficos como o AutoCad.

Para resolver estas situações descritas, a FileFlex é a solução e pode trabalhar em complementaridade às soluções Microsoft.

Sobre a FileFlex:
Dar funcionalidades de nuvem (compartilhamento e colaboração) para seus ambientes de armazenamento de dados atuais de sua empresa (servidores, NAS, SAN, Dispositivos de usuários) de forma eficiente, segura e menos custosa para gerenciar.

Riscos e preocupações relacionadas aos serviços de armazenamento, compartilhamento de arquivos e colaboração que muitas empresas estão disponibilizando para seus colaboradores:
• Sincronização e duplicação para serviços de compartilhamentos terceiros/externos
• Residência de dados
• Erros humanos maliciosos ou não que colocam suas informações em risco
• Vigilância governamental (cloud act, por exemplo)
• Perda de controle de dados (dados não estruturados) para fins regulatórios e conformidades

Acesse Remotamente, Compartilhe, Transmita, Gerencie e Baixe Arquivos de seus locais de origem, de forma segura, de qualquer lugar, a qualquer momento, de qualquer dispositivo.

A Contratação é por Assinatura Mensal para Clientes Corporativos
Acesse para obter maiores informações https://fiandeira.fileflex.com
Ou mande email para [email protected]