logo

Acesso unificado a desktops, apps e serviços virtuais

Qualquer empresa precisa lidar com uma grande variedade de recursos e aplicações de TI, que muitas vezes estão distribuídos em diferentes plataformas, sistemas operacionais e dispositivos. Isso pode gerar desafios para a gestão, a segurança e a produtividade dos usuários finais, que precisam acessar esses recursos de forma rápida, fácil e confiável.


Devido a vários fatores, uma solução para esse problema é a virtualização de aplicações e desktops, que permite criar e gerenciar ambientes computacionais virtuais a partir de servidores centralizados e serviços na web e disponibilizá-los para os usuários finais através de uma interface de acesso único.

Virtualização de Desktops e Aplicações

As tecnologias de virtualização já vêm sendo discutidas e implantadas há tempos. Não há dúvidas sobre os benefícios que trazem para as empresas. Alguns desses estão listados aqui: 

  • Automação das operações: a virtualização permite automatizar o provisionamento, o gerenciamento e a atualização dos ambientes virtuais, reduzindo o tempo e o esforço necessários para essas tarefas.
  • Melhor desempenho e maior disponibilidade de recursos: a virtualização permite aproveitar melhor os recursos dos servidores, como processamento, memória, armazenamento e rede, otimizando o desempenho e a disponibilidade dos ambientes virtuais.
  • Gestão de TI simplificada: a virtualização permite centralizar o controle e a monitoração dos ambientes virtuais em uma única interface web, facilitando a gestão de TI e a resolução de problemas.
  • Redução de custos operacionais e de propriedade: a virtualização permite reduzir os custos com aquisição, manutenção e energia dos equipamentos locais, como desktops, notebooks e thin clients, pois eles podem ser substituídos por dispositivos mais simples e baratos. Além disso, pode-se consolidar operações dispersas em diferentes datacenters.
  • Diminuição do tempo de inatividade: a virtualização permite aumentar a continuidade dos negócios, pois os ambientes virtuais podem ser facilmente recuperados em caso de falhas ou desastres, sem comprometer os dados ou as aplicações.
  • Maior produtividade e capacidade de resposta das funcionalidades: a virtualização permite melhorar a experiência dos usuários, pois eles podem acessar seus ambientes virtuais com rapidez e segurança, a partir de qualquer lugar e dispositivo, com uma qualidade gráfica superior.
  • Agilidade no aprovisionamento de aplicativos e recursos: a virtualização permite acelerar o tempo de implementação e uso por parte dos usuários, pois os aplicativos e recursos podem ser facilmente provisionados e distribuídos para os usuários, sem depender da instalação local ou da compatibilidade com o sistema operacional.


Interface Única

A interface de acesso único é um portal web ou um aplicativo que permite aos usuários finais se conectarem aos seus ambientes virtuais, usando qualquer dispositivo com qualquer sistema operacional, sem a necessidade de instalar ou configurar nada localmente. Uma interface que agregue todas as aplicações, desktops e serviços num único dashboard (painel). Os usuários podem estar nas redes locais ou remotos, até mesmo acessando via web e por links com limitações de banda. A interface de acesso único também oferece uma experiência personalizada e consistente para os usuários finais, que podem acessar os mesmos recursos e aplicações em qualquer situação.


Usualmente estas soluções de interface de acesso único são conhecidas como softwares de acesso remoto, mas não são aquelas soluções utilizadas para tomar controle do dispositivo remoto paras fins de suporte técnico, instalações de software, alterar configurações etc. O software de acesso remoto a sistemas multiplataformas é uma ferramenta que permite que os usuários se conectem a diferentes ambientes de trabalho, como desktops virtualizados, aplicações e serviços web, a partir de qualquer dispositivo e localização, usando uma rede local, via internet, uma VPN ou via soluções de Software Defined Perimeter. E quando dizemos multiplataformas, queremos dizer que é uma solução avançada para virtualização de desktops e acesso remoto para aplicações de alta demanda gráfica como CAD, EDA, Scada e muitas outras, incluindo aplicações X Window instaladas em servidores Unix e Linux, e aplicações Windows instaladas em servidores Windows. Esse tipo de software é especialmente útil para ambientes corporativos e de tecnologia operacional, pois pode trazer reais benefícios para as empresas, tais como: 

 

  • Maior produtividade e colaboração : o software de acesso remoto a sistemas multiplataformas permite que os funcionários possam acessar os recursos e as informações que precisam para realizar suas tarefas, independentemente do sistema operacional ou do dispositivo que utilizam. Além disso, eles podem trabalhar de forma colaborativa com outros colegas ou clientes, compartilhando telas, arquivos e aplicativos.
  • Menor custo e complexidade : o software de acesso remoto a sistemas multiplataformas permite que as empresas possam reduzir os custos e a complexidade de gerenciar e manter diferentes infraestruturas de TI, como servidores, licenças, atualizações e backups. Com o software de acesso remoto, é possível centralizar e padronizar os ambientes de trabalho, utilizando soluções em nuvem ou virtualizadas, que oferecem mais flexibilidade, escalabilidade e segurança. Adicionalmente, as empresas podem reduzir custos de aquisição de desktops, pois todo o processamento é realizado no ambiente servidor.
  • Melhor experiência e satisfação : o software de acesso remoto a sistemas multiplataformas permite que os usuários possam ter uma melhor experiência e satisfação ao utilizar os sistemas e serviços da empresa, pois eles podem contar com uma conexão rápida, estável e segura, com alta qualidade de imagem e som, baixo consumo de banda e latência, além de suporte a múltiplos monitores, dispositivos móveis e periféricos.
  • Integração de ambientes TO (Tecnologia Operacional) e TI : muitas empresas têm se empenhado na integração desses ambientes de tecnologia, e os softwares de acesso remoto trabalham bem com projetos de integração e colaboração, estando o usuário local ou remoto. 
  • Gerenciamento centralizado : os administradores podem criar, configurar, monitorar e atualizar os ambientes virtuais a partir de um console único, simplificando as operações de TI e TO, reduzindo os custos.
  • Segurança reforçada : os dados e as aplicações ficam armazenados no servidor central, protegidos por criptografia e políticas de acesso, evitando riscos de perda, roubo ou vazamento.
  • Desempenho otimizado : os ambientes virtuais utilizam os recursos do servidor central, que são mais potentes e estáveis do que os dispositivos locais, garantindo uma qualidade gráfica superior e uma menor latência.
  • Flexibilidade ampliada : os usuários finais podem escolher entre diferentes tipos de ambientes virtuais, como aplicações individuais ou desktops completos, dependendo das suas necessidades e preferências.

 

Portanto, a virtualização de aplicações e desktops com uma interface de acesso único é uma solução eficiente e eficaz para as empresas que querem aproveitar melhor os seus recursos e aplicações de TI e TO, proporcionando uma melhor experiência para os seus usuários finais e para os gestores das áreas de tecnologia.


Quer saber mais sobre as melhores soluções de acesso remoto? A Fiandeira Tecnologia pode disponibilizar essas soluções para atender seus casos de uso. Consulte-nos. 


30 abr., 2024
Criptografia: Protegendo Seus Dados com Eficiência
Por Luis Figueiredo 28 mar., 2024
Previsões e Tendências Fascinantes do Gartner para a Cibersegurança
Formas geométricas em cores neon representando dados não estruturados protegidos por uma caixa forte
Por Luis Figueiredo 14 fev., 2024
Os dados não estruturados representam cerca de 80% do volume total de dados gerados globalmente e muitas vezes contêm informações sensíveis que precisam ser protegidas
Share by: