logo

A fiandeira tecnologia tem ampla experiência no setor elétrico



Atuamos principalmente nos ambientes TO (Tecnologia Operacional) que são aqueles que envolvem sistemas, dispositivos, redes e processos que monitoram, controlam e gerenciam operações físicas essenciais para a continuidade e a eficiência dos negócios, mas também apresentam vários riscos para as empresas que os utilizam.


Nossos clientes do setor elétrico utilizam sistemas SCADA/EMS que são um tipo de sistema de controle industrial (ICS) que são usados para coletar, processar e apresentar dados operacionais de vários locais remotos, usando comunicações por fio ou sem fio. Esses sistemas são usados para monitorar e controlar processos como geração e distribuição de energia elétrica, entre outros.


No setor elétrico brasileiro, os ambientes TO e os sistemas SCADA/EMS são fundamentais para a operação do Sistema Interligado Nacional (SIN), que é composto por quatro subsistemas regionais: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte. O SIN é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que é responsável pela supervisão, controle e planejamento da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no SIN e nos sistemas isolados do país.


O SAGE (Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia), desenvolvido pelo CEPEL (Centro de Pesquisas de Energia Elétrica), é um dos sistemas SCADA/EMS mais utilizados pelas empresas do setor elétrico para realizar as funções de supervisão, controle, análise e estudos da rede elétrica em tempo real ou em modo offline. É um sistema modular, robusto e escalável, baseado em uma infraestrutura computacional distribuída, redundante e de alto desempenho. Também permite a integração com outros sistemas ou aplicações baseadas na nuvem ou na web.


Um dos principais desafios é o acesso remoto aos sistemas TO, que permite aos usuários finais se conectarem aos seus ambientes virtuais a partir de qualquer lugar e dispositivo, sem a necessidade de instalar ou configurar nada localmente. Muitas empresas do setor elétrico, que possuem esses ambientes de TO, normalmente os isolam da rede corporativa de TI e da web por diversas razões, mas a convergência dos ambientes de TI/TO vem sendo discutida já há algum tempo. Por isso, o acesso remoto nesses ambientes, refere-se também aos acessos de desktops e dispositivos Windows a outros sistemas e aplicações X Windows baseadas em outros sistemas operacionais como Unix e Linux. Imagine um ambiente no qual uma empresa possui diversos sistemas e aplicações de alta demanda gráfica e precisa disponibilizá-los a seus engenheiros através de um acesso centralizado, único e seguro.


O acesso remoto pode trazer benefícios como redução de custos, aumento de eficiência, melhoria da qualidade e prevenção de riscos. No entanto, ele também pode trazer riscos significativos para a segurança e a integridade desses sistemas, como exposição a ameaças cibernéticas, vulnerabilidade a falhas humanas ou técnicas, interferência nos processos operacionais e violação das normas regulatórias.


Por isso, é necessário adotar soluções de acesso remoto que sejam compatíveis com os ambientes TO e os sistemas SCADA/EMS, inclusive o SAGE, que ofereçam recursos de segurança robustos, como criptografia, autenticação, autorização, registro e monitoramento, e que sejam gerenciadas centralmente por uma equipe especializada.


A fiandeira tecnologia é uma empresa que oferece soluções inovadoras e seguras para o acesso remoto aos ambientes OT e aos sistemas SCADA/EMS. A fiandeira tecnologia é a única empresa no Brasil a ofertar as duas únicas soluções de acesso remoto homologadas pelo CEPEL para uso com o SAGE e utilizadas por diversas empresas como: Isa CTEEP, ONS, CEPEL, CEMIG, CHESF, Eletronuclear, STD Digital, Weg, entre outras.


As soluções que ofertamos são o OpenText Exceed, NoMachine e Ericom Connect. Se você quer saber mais sobre as nossas soluções e como elas podem ajudar o seu negócio, entre em contato conosco hoje mesmo. Nós temos a experiência e o conhecimento para atender às suas necessidades e expectativas.


Em breve, a fiandeira tecnologia trará novas soluções e serviços para as áreas de TO das empresas, com foco em tecnologias de conectividade, segurança da informação e cibernética. 


30 abr., 2024
Criptografia: Protegendo Seus Dados com Eficiência
Por Luis Figueiredo 28 mar., 2024
Previsões e Tendências Fascinantes do Gartner para a Cibersegurança
Formas geométricas em cores neon representando dados não estruturados protegidos por uma caixa forte
Por Luis Figueiredo 14 fev., 2024
Os dados não estruturados representam cerca de 80% do volume total de dados gerados globalmente e muitas vezes contêm informações sensíveis que precisam ser protegidas
Share by: